Cada casamento que fazemos é sempre único e cheio de surpresas. Mas tem algo que sempre me chama muito a atenção: toda emoção e alegria demonstradas pelos queridos padrinhos.
Os padrinhos (que podem ser casais ou ainda, como no estilo americano, meninas/meninos) são sempre escolhidas com muito carinho pelos noivos. É muito bonito ver o quanto eles se sentem honrados por essa escolha e por participarem da realização deste dia cheio de sonho e magia.
Escolhendo a música dos padrinhos
A definição da música para este momento da cerimônia é um detalhe importante, e pode seguir dois caminhos: ou poder ser uma canção mais romântica, especial para o casal, ou ainda, uma música que fale sobre a relação entre os noivos e padrinhos. Este pode ser um ótimo momento para homenagear toda esta amizade e com certeza vai envolver ainda mais a todos!
Músicas em português sempre são especiais por deixarem ainda mais clara a mensagem.
Quando os noivos optam por um repertório nacional, gosto de sugerir estas queridas canções que falam sobre o tema ‘amizade’. Em um primeiro momento, elas podem não parecer muito apropriadas para a cerimônia, por conta do ritmo e da sua “informalidade”. Afinal de contas, como assim um pagode na minha cerimônia?! Rs. Mas aí entra o nosso trabalho e a nossa proposta musical que permite trabalhar os arranjos, para deixar as músicas mais românticas, tranquilas e sofisticadas, adequadas para o clima delicado da cerimônia. Compartilho também alguns arranjos que já fizemos para que possam ter uma ideia do que digo.
A amizade (Fundo de Quintal)
Essa é sempre uma das músicas mais pedidas pelos noivos. Trata-se de uma canção um pouco mais antiga e tradicional, muito apreciada pelos amantes do samba de raiz. A letra fala sobre relações longas de amizade e demonstra gratidão, amor e companheirismo.
“A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir. Somos verdade, nem mesmo esse samba de amor pode resumir. Quero chorar o seu choro, quero sorrir teu sorriso. Valeu por você existir, amigo!”
Compartilho com vocês um áudio do nosso ensaio com a formação acústica (voz, violão e percussão) para uma entrada de padrinhos bem animadinha. Fica super especial para um casamento ao ar livre, durante o dia ou na praia.
“A amizade é tudo” (Thiaguinho)
Com uma mensagem clara, positiva e verdadeira, essa canção ficou famosa no ano de 2012 e marcou uma geração dos parceiros de barzinhos e baladas. Valorizar essa parceria é o mais sincero desejo dos noivos que escolhem essa música para homenagear os amigos e demonstrar a importância de seus companheiros em qualquer etapa da vida.
“Sempre vivo na memória, faz parte da minha história. Nada vai nos separar, a amizade é tudo! É se dar sem esperar, nada em troca dessa união, é ter alguém pra contar na indecisão. Nunca se desesperar, sempre ali pra estender a mão. E maior valor não há, é feito irmão!”
Aqui está um áudio de um dos nossos ensaios com a Formação Romântica (Voz&Violão e Violino) para esta canção. Optamos por fazer a música mais lenta e bem delicada para uma cerimônia de repertório doce e suave.
“Amigo velho” (Falamansa)
Essa é uma canção um pouco mais romântica, com uma letra cheia de mensagens positivas que conseguem transmitir exatamente o que sentem e desejam os padrinhos naquele momento. Diferentemente das outras, que exploram mais sobre a amizade do passado, essa música fala sobre votos para o futuro, e traz desejos positivos de paz, sorte e alegria, que combinam perfeitamente com o significado do casamento.
“Amigo velho, eu te desejo paz, desejo tudo de bom, acreditando cada dia mais. Eu sei, você faria o mesmo se estivesse em meu lugar. As histórias vividas com você e as risadas que ainda vamos dar.”
“Amigo estou aqui” (Toy Story)
Muito conhecida também na versão original ‘You’ve got a friend in me’ (Randy Newman) por ser tema da animação Toy Story, produzida pela Pixar, essa música marcou a vida de muitas pessoas e tem uma letra mais ingênua. Ela nos faz lembrar doces momentos da nossa infância e dos amigos que fizemos nessa época! Combina com casamentos mais intimistas e delicados, e é muito versátil: além da entrada dos padrinhos, também pode ser tocada durante os cumprimentos, na entrada de pajens e daminhas de honra e até mesmo para pets de estimação. É o tipo de música que vai fazer todo mundo sorrir!
Os seus problemas são meus também, e isso eu faço por você e mais ninguém! O que eu quero é ver o seu bem! Amigo, estou aqui… O tempo vai passar, os anos vão confirmar as três palavras que proferi: Amigo, estou aqui!”
Espero que tenham gostado destas dicas e, se tiverem mais sugestões, deixem para nós nos comentários <3
O post Amizade: 04 músicas em português para a entrada dos padrinhos apareceu primeiro em Música para Casar por Lorenza Pozza.