Quantcast
Channel: Música para Casar – Música de Casamento
Viewing all articles
Browse latest Browse all 29

Carla e André | Um casamento judaico na praia e um repertório pra lá de autêntico

$
0
0
Foto: Mel e Cleber
Foto: Mel e Cleber

Eles vão fazer bodas de algodão em poucos dias mas eu sonho em postar o casamento deles aqui desde o minuto em que ele começou… Finalmente, compartilho com vocês um dos repertórios mais autênticos e especiais que já fizemos em todos estes anos.

Em um doce 31 de maio, levamos um violão, um violoncelo, um microfone e muito amor para Ilhabela para cantarmos na cerimônia deste lindo casal. Clique aqui para conhecer mais sobre a formação instrumental escolhida por Carla e André.

Lembro quando conheci a Carla, super animada e ansiosa com o casamento, tendo a certeza de que precisava de algo diferente na cerimônia… Me contava que o André, por ser cineasta, tinha um gosto todo especial com relação a música e que não estavam conseguindo encaixar as orquestras tradicionais para o que eles queriam na cerimônia. Além do mais, o casamento teria algumas simbologias judaicas e exigia um repertório específico.

E eis que vem o casamento mais desafiador para mim até hoje: quando precisei aprender canções em hebraico. Por incrível que pareça, eu simplesmente AMEI o desafio e cantarolo até hoje as que aprendi por conta deles.

lorenza_titulo06

Um repertório cheio de músicas da Disney mas com desenhos animados um pouquinho diferentes do que sempre ouvimos por aí (rs!). Músicas de ‘A Pequena Sereia’  (tudo a ver com a praia, não?!) e ‘Encantada’ marcaram presença na cerimônia, além de outras canções lindíssimas em hebraico e um toque de POP e rock’n’roll com Rolling Stones e Florence and The Machine.

Confiram o lindo e autêntico repertório abaixo e curtam um pouquinho dos nossos ensaios nos áudios utilizados para ilustrar o post. OBS: usamos a guitarra em algumas das músicas, em substituição ao violão.

Entrada do noivo: Not fade away (Rolling Stones)
Inédito: toquei gaita de boca na introdução da música <3

Entrada dos pais: I have a dream (Abba)

Entrada dos padrinhos: This will be (an everlasting love) (Natalie Cole) Uma música deliciosa e super alto astral!

Entrada do “Lá vem a noiva”: Summer Nights (Grease)
Pedido especial do noivo, achei maravilhosa a escolha! Uma música que me traz uma sensação de ingenuidade e primeiro amor

Entrada da noiva: Marcha Nupcial (Mendelssohn)

Ritual das Sete Voltas: Hamalach Hagoel (música em hebraico) Uma das músicas mais doces que já cantei durante o momento .

O Ritual das Sete Voltas é comum em cerimônias de casamento judaicas. As Sete Voltas em torno do noivo é muito cheio de simbologias. Uma delas é que circulando ao redor do noivo, a noiva quebra qualquer barreira que possa existir entre eles. Também faz alusão a criação do mundo em sete dias e ainda se refere ao círculo (sem início ou fim), onde o casal cria agora uma nova família. 

Entrada das alianças: Under the sea (de A Pequena Sereia) Realização de um sonho meu porque esta foi a música da minha infância <3

Troca das alianças: Kiss the girl (de A Pequena Sereia)

Benção das Alianças: Yerushalaim Shel Zaha (Jerusalém de Ouro) Me emociona toda vez que escuto.

Quebra do copo: Siman Tov (música folclórica hebraica)

A quebra do copo é uma outra simbologia do casamento judaico. A quebra do cristal lembra a destruição do Templo de Jerusalém e faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados pelo casal. É necessário silêncio absoluto para ouvir a quebra e após, todos gritam “Mazal Tov”, a expressão hebraica de parabéns. Após este ritual, cantamos a alegre Siman Tov Mazal Tov. 

Cumprimentos: That’s how you know (do filme Encantada) e Isn’t she lovely (Stevie Wonder)

Saída dos noivos: You’ve got the love (Florence and The Machine)

Não ficou DEMAIS este repertório? Eu simplesmente fiquei muito orgulhosa dele e tenho muito carinho pela Carla e pelo André por terem me dado esta oportunidade tão linda de interpretá-lo. 

lorenza_titulo02 (1)

Algumas outras simbologias judaicas presentes no casamento

Além do Ritual das Sete Voltas e da Quebra do Copo, foi feito uso da kipá (o acessório de cabeça utilizado pelos homens, para a lembrança da constante presença de Deus) e a cerimônia foi realizada na chuppah, uma espécie de tenda composta por um tecido esticado entre quatro varões que faz referência a moradia que será dividida pelo casal. Ela precisa ser aberta por todos os lados para representar a hospitalidade e normalmente é montada ao ar livre, como símbolo de graça divina. Maravilhosa, não?! Apesar de ser uma simbologia judaica, muitos outros casais de outras religiões adotam este tipo de ‘cenografia’ para o altar.

Foto: Mel e Cleber
Foto: Mel e Cleber
Foto: Mel e Cleber
Foto: Mel e Cleber
casamento-praia-ilhabela-fotografia-mel-e-cleber-23
Foto: Mel e Cleber
casamento-praia-ilhabela-fotografia-mel-e-cleber-vestido-de-noiva-emannuelle-junqueira-11
Foto: Mel e Cleber
casamento-praia-ilhabela-fotografia-mel-e-cleber-vestido-de-noiva-emannuelle-junqueira-13
Foto: Mel e Cleber

Fotos e vídeo: Mel e Cleber | Assessoria: Paula Rauch | Espaço: Sea Club Ilhabela | Decoração: Mara Perez | Vestido de noiva, flor de tecido e véu: Emannuelle Junqueira

Mais em:

LOP-PIV-logo-lpwedding

 

O post Carla e André | Um casamento judaico na praia e um repertório pra lá de autêntico apareceu primeiro em Música para Casar por Lorenza Pozza.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 29